INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE
Existem 2.000 espécies de formigas no Brasil, no entanto cerca de 30 são consideradas pragas. Aquelas formiguinhas que observamos na cozinha e nos quintais são aproximadamente 20% a 30% das formigas do formigueiro; o restante não sai do ninho e por isso nunca é visto por nós. Causam muitos problemas quando infestam casas ou apartamentos, atacando alimentos, provocando danos às estruturas, espalhando microorganismos transmissores de doenças, infestando e contaminando residências, hospitais, clínicas e laboratórios, hotéis, restaurantes etc.
Quando pensamos em formigas, lembramos de organização e trabalho em equipe. O formigueiro é composto por uma ou mais rainhas, operárias e reprodutores. A única forma de acabar com um formigueiro é eliminando a rainha. Sua alimentação é variada, podendo ser baseada em carboidratos, açúcares e proteínas; que podem ser encontrados em diversos ambientes.
Se reproduzem e se espalham com alta eficiência, deixando um número grande de descendentes, o que muitas vezes justifica grandes infestações, contribuindo de forma intensa para processos de disseminação de patógenos e contaminação de ambientes, utensílios e alimentos.
No Brasil, as principais espécies de formigas urbanas são:
» Camponotus spp (formiga carpinteira)
» Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma)
» Solenopsis sp (formiga lavapés)
» Atta sp. (formiga saúva)
» Paratrechina longicornis (formiga louca)
» Monomorium pharaonis (formiga do faraó)
» Crematogaster spp (formiga acrobática)
» Pheidole spp (formiga cabeçuda)
Eliminar uma rainha não é uma tarefa fácil e quando matamos formigas sem um planejamento adequado, a rainha passa a colocar mais ovos aumentando o tamanho da colônia, criando novas formigas e causando ainda mais problemas.
LOCAIS ONDE COMUMENTE ENCONTRAMOS FORMIGAS:
» Embaixo de pedras em jardins
» Frestas de Azulejos em Banheiros;
» Áreas externas com materiais e equipamentos acumulados;
» Locais onde se acumulam gordura ou comida;
» Em baixo ou em azulejos próximos de pias.
MEDIDAS PARA PREVENIR O APARECIMENTO DE FORMIGAS:
» Elimine oferta de Alimentos;
» Elimine Abrigos;
» Recolha restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados com tampa;
» Vedar frestas de pisos e azulejos, e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas;
» Não acumular madeira e entulhos em locais úmidos;
» Excluir a pratica de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc;
MEDIDAS PARA O CONTROLE DE FORMIGAS:
Se a companhia destes insetos tem sido constante, existem alguns produtos de venda livre que com o devido cuidado podem ajudar; porém se o controle não acontecer e a quantidade parece aumentar, saiba que eliminar uma rainha não é uma tarefa fácil e quando matamos formigas de um formigueiro sem um planejamento adequado, podemos provocar um processo de fragmentação da colônia, o que pode levar à formação de novos formigueiros no ambiente, ocasionando em um problema maior que o inicial. Neste caso, entre em contato com uma empresa especializada.
Fonte: Aprag
Técnicas de controle
Pulverização líquida
Constará de intensa pulverização, abrangendo: rodapés, armários, prateleiras e demais locais que possam propiciar abrigo às baratas. Utilizaremos calda inseticida veiculada em água. Esta calda tem como características: hidrossolubilidade, baixa volatilidade, ação ativa e prolongada, eficiência no combate de formigas.
Gel formicida
O controle através da isca em gel abrange pontos que geralmente são descobertos pelas pulverizações convencionais ou onde há o risco de contaminação química. O gel é aplicado embaixo de pias, cantos de armários, próximo a fogões e geladeiras, rodapés e cantos de paredes, refeitórios, ralos de esgoto e demais locais onde há indícios de infestação de formigas.
Polvilhamento
Será feito o polvilhamento de produto em pó em locais onde não é possível utilizar produtos líquidos e o gel não seja recomendado, como alta infestação. Os locais podem ser caixas de força, tubulações de fios e cabos elétricos, ou mesmo em formigueiros externos.
Isca peletizada
São utilizadas iscas peletizadas para controle de formigas cortadeiras, em área externa. Essas iscas tem efeito retardado para que dê tempo as formigas levarem a maior quantidade de produto possível para o formigueiro.